Marketing Digital vs. Marketing Tradicional

Igualdade de condições, custo reduzido, simples de medir, resultados em tempo real, desenvolvimento da marca, maior exposição e maior engajamento.

Então, como um negócio desenvolve ou reforça a sua presença online? É evidente que o mundo da tecnologia, marketing digital e mídias sociais está tendo um impacto significativo nos comportamos sociais. Portanto, aqui estão os 7 benefícios do marketing digital sobre o marketing tradicional:

1. Igualdade de condições: Qualquer empresa pode competir com qualquer concorrente, independentemente do tamanho, com uma sólida estratégia de marketing digital. Online, um site bem pensado com serviços fantásticos é rei – e não o tamanho da empresa.

2. Custo reduzido: A sua empresa pode desenvolver uma estratégia de marketing online por um custo menor e pode potencialmente substituir canais de publicidade caros, como televisão, rádio e revista.

3. Simples de medir: Ao contrário dos métodos tradicionais, você pode ver em tempo real o que está ou não está funcionando para o seu negócio online e pode se adaptar muito rapidamente para melhorar seus resultados. Para a medição de tráfego para seu site, é possível usar o Google Analytics e medir metas específicas que você deseja alcançar para o seu site ou blog, além das soluções de e-mail marketing mais embalados para proporcionar boa visão sobre quantas pessoas estão abrindo, lendo e convertendo de seus e-mails.

4. Resultados em tempo real: Você pode ver o número de visitantes em seu site e aumentar seus assinantes, os tempos de pico de negociação, as taxas de conversão e muito mais com o toque de um botão.

5. Desenvolvimento da marca: Um site bem conservado, com conteúdo de qualidade visando as necessidades e agregando valor ao seu público-alvo pode fornecer um valor significativo e oportunidades de geração de leads. O mesmo pode ser dito para a utilização de canais de mídia sociais e e-mail marketing personalizado.

6. Maior exposição: Sua empresa pode ser vista em qualquer lugar do mundo a partir de uma campanha de marketing, o custo de fazer isso usando os métodos tradicionais seriam consideráveis. Além disso, uma vez que você tem otimizado o conteúdo de busca por palavras-chave em seu site, você pode ver um retorno de longo prazo sobre o investimento.

7. Maior engajamento: Com marketing digital você pode incentivar seus prospects, clientes e seguidores a tomar medidas, visitar seu site, ler sobre seus produtos e serviços, avaliá-los, comprá-los e fornecer feedback visível para o seu mercado. Por isso, não demore muito para ter uma boa estratégia de marketing digital para melhorar as perspectivas de seu negócio.

Muito se fala sobre o Marketing Digital e os seus benefícios. No entanto, será que já parou para compreender quais são as suas principais diferenças para o marketing tradicional? Além disso, já se questionou se a utilização de um método elimina imediatamente o uso de outro? A resposta é negativa. Na verdade, num planeamento estratégico pode ser muito benéfico fazer uma combinação de ação entre os modelos digital e tradicional.

Qual é a melhor opção para impulsionar as vendas da sua empresa? 

Como dissemos, o Marketing Digital tem ganhado imenso destaque.  De facto, com o avanço das tecnologias, o acesso à web em qualquer situação e na palma da mão também contribuem para o fortalecimento do Marketing Digital. Apesar disso, é fundamental conhecer as diferenças e entender as possibilidades das duas estratégias.

Marketing tradicional

Também nomeado de Marketing Outbound, o modelo consiste em estratégias de cariz mais intrusivos como, por exemplo, anúncios em jornais, revistas, TV, rádio, outdoors entre outros formatos ainda muito populares. Essas ações têm como objetivo alcançar o maior número de pessoas possível ao mesmo tempo, independente da segmentação. Um exemplo bastante comum são as publicidades nos intervalos comerciais dos programas de televisão, que apesar de atingirem uma grande audiência, não permitem uma medição clara dos resultados.

Uma das diferenças entre marketing digital x marketing tradicional é que uma campanha de marketing tradicional está mais direcionada a imagem da marca. O interesse não é de conquistar o seu cliente e educá-lo especificamente, mas de fixar a marca e na sua reputação no mercado.

Por essa razão, o grande ponto forte do marketing tradicional é contribuir para o crescimento da imagem do seu negócio no mercado, através de ações pontuais e de maior investimento.

Marketing digital

O marketing digital nasceu junto com a internet e utiliza as suas ferramentas para a interação com a audiência. No entanto, o foco não está em ser visto pelo maior número de pessoas, mas sim de ser encontrado pelas pessoas certas no momento ideal.

Nas novas metodologias, como no Inbound Marketing, por exemplo, são utilizados recursos como a geração de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, aplicações, blogs, mecanismos de busca entre muitos outros. As ferramentas do marketing digital permitem alcançar um público que pode ser considerado mais preparado para conhecer as ofertas e soluções da sua empresa. Além disso, a capacidade de medição é outro grande diferencial. Cada ação pode ser medida através de metas específicas que definem o sucesso ou não de uma determinada campanha.

A diferença do custo entre marketing digital vs. marketing tradicional

A questão financeira é sempre um fator de grande relevâncias nas estratégias das empresas. Se pensarmos nas ações do marketing tradicional como, por exemplo, um anúncio na televisão, ou o investimento em outdoors urbanos, podemos garantir que será algo bastante elevado. Já no marketing digital as opções estão voltadas para recursos como o Google Ads, Facebook Ads entre outras plataformas, algo bastante reduzido. Além disso, a depender do investimento na equipa de marketing digital, é possível ter sucesso com resultados de origem orgânica.

O marketing digital traz mais exatidão para as ações e oferece possibilidades como as apontadas abaixo:

  • Segmentação da comunicação;
  • Medição dos resultados;
  • Interação bilateral com o público;
  • Acompanhamento da jornada e funil de compra.

Uma combinação de sucesso

Apesar de ter perdido uma parcela da sua participação, o marketing tradicional não perdeu a sua relevância. Contudo, a combinação com o marketing digital, aplicado por uma agência especializada e com profissionais qualificados pode levar a resultados maravilhosos e com um custo mais reduzido. No final do dia, é a interação das estratégias online e offline que vão trazer resultados para as estratégias das empresas no novo mercado.