Você com certeza já acessou um site pela primeira vez e encontrou um banner pequeno, geralmente no canto inferior da tela, com informações sobre a política do uso de cookies e um botão para aceitar. Os cookies são utilizados como uma ferramenta para guardar informações da sua visita ao site e facilitar sua navegação nos próximos acessos, bem como oferecer uma experiência personalizada.
Contudo, com o aumento dos debates sobre segurança de dados, estamos cada vez mais perto de um cenário cookieless. Ou seja: os sites, CMS e navegadores deverão investir em outras formas de captação de dados do usuário para montar seu perfil em uma estratégia de marketing.
É importante que você adapte suas ações para captação e conversão de leads com antecedência. Confira o conteúdo a seguir para saber mais sobre os cookies, quais são seus impactos no marketing e como se adaptar ao cenário cookieless. Boa leitura!
O que são cookies?
Os cookies são arquivos de texto com as informações de navegação do usuário, que ficam armazenadas após sua primeira visita a uma página. Eles servem para identificar o visitante mais rapidamente, melhorando a sua experiência ao adaptar o site ao seu perfil, com preferências específicas como idioma e endereços salvos.
Além disso, são os cookies que armazenam senhas e endereços de e-mail, bem como outras informações de login e ações realizadas no site. É por isso que o seu computador entra de forma quase que automática em redes sociais nas quais você já fez login, ou mesmo sites de e-commerce guardam seu carrinho que foi abandonado antes.
Da mesma forma que os cookies, o cache do navegador armazena imagens e outros arquivos de visualização dos sites. Isso permite que o carregamento seja muito mais ágil no próximo acesso à página.
Qual o impacto dos cookies?
Existem diferentes tipos de cookies, com objetivos diversos. Alguns armazenam apenas características de utilização de sites durante a navegação do usuário, enquanto outros salvam informações pessoais como perfil, senha, login e interesses.
Trata-se de um recurso importante para estratégias de marketing digital, já que os cookies também podem salvar produtos vistos, páginas visitadas e até mesmo a origem do tráfego. Todos esses fatores, quando combinados, permitem que você potencialize sua estratégia de marketing — por exemplo, criando campanhas personalizadas com essas informações.
O que significa cookieless?
O termo “cookieless” vem do inglês e se refere a uma navegação sem cookies. Esse conceito prevê um cenário em que os navegadores deixarão de coletar dados pessoais por meio de cookies, devido às crescentes discussões de segurança de informações pessoais.
Por que os cookies vão acabar?
As discussões sobre a segurança de dados pessoais na internet, por parte das empresas, não é recente. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), alguns ajustes foram feitos no uso de cookies e em seus objetivos, incluindo o aviso obrigatório da utilização desse recurso via notificação quando o usuário acessa o site.
Ainda assim, os usuários continuam questionando cada vez mais a utilização de seus dados pessoais. Segundo uma pesquisa da KPMG, 86% dos entrevistados afirmaram se preocupar com a privacidade de dados, e 68% estão preocupados com a quantidade de dados sendo coletados por empresas.
Com isso surgiu a ideia de uma navegação cookieless — ou seja, do fim dos cookies. O fato é que esse cenário está cada vez mais perto, com alternativas sendo desenvolvidas pelo Google para a utilização do navegador Chrome.
O método FLoC (Federated Learning of Cohorts), por exemplo, planeja capturar dados anônimos para criar um perfil médio do usuário, mas sem identificá-lo especificamente. Isso pode oferecer mais alternativas para um marketing livre de cookies.
O que esperar de mudanças no mercado?
Grandes marcas, como Apple, Google e Meta, estão procurando alternativas mais seguras que os cookies, como novas ferramentas e integrações. Enquanto isso, para os usuários, o impacto de uma navegação cookieless pode significar uma experiência menos personalizada e menos adaptada aos seus interesses, mas que, ao mesmo tempo, mantém seus dados pessoais mais seguros.
Para os profissionais de marketing, o cenário cookieless não vai acabar com a publicidade digital. No entanto, ele exigirá uma reformulação dos recursos utilizados e, claro, das estratégias de captação e conversão. Isso porque será preciso garantir mais segurança aos usuários, sem captar informações pessoais que serviriam para criar anúncios personalizados e com maior taxa de conversão.
Além disso, também será preciso repensar as estratégias para análise de audiência, uma vez que a nova solução prevê um perfil médio do usuário, sem identificações específicas de cada um.
Como se adaptar?
Seja você um profissional no processo de criação de site ou mesmo o responsável por uma empresa grande com anos de experiência no meio digital, é preciso ficar atento ao futuro cookieless para não perder o timing. É importante se planejar com antecedência para adaptar-se e sofrer menos impacto. Veja a seguir, como se adaptar a esse futuro sem cookies.
1 – Mantenha sua política de privacidade atualizada
Além de ser uma obrigação em diversos países, a política de privacidade deve estar acessível no site de forma clara, com traduções para cada idioma disponível na navegação. Essa política precisa ser transparente quanto ao uso de dados, esclarecendo o que é captado, como é utilizado e o porquê.
Ao usar esse recurso, você pode atribuir valor à sua marca aos olhos do consumidor, já que assim se mostra transparente a respeito dos dados e oferece mais segurança quanto ao modo como essas informações serão utilizadas.
2 – Colete dados diretamente dos consumidores
Apesar do momento cookieless, ainda é possível captar informações dos usuários de outras maneiras, a exemplo de:
- pesquisas de satisfação;
- formulários;
- entrevistas;
- enquetes em redes sociais.
Dessa forma, você garante o consentimento do usuário em fornecer os dados e consegue personalizar mais o perfil do seu público, sem o uso de cookies.
Como você pode notar, o cenário do cookieless marketing está cada vez mais próximo. É necessário se adaptar, encontrando outros recursos para utilizar em sua estratégia e manter a eficiência de suas ações para captar e converter leads.